1 JUN

Tudo que você precisa saber antes de levar o seu cão para correr com você

Fisioanimal

 

Dra. Maira Formeton, Médica Veterinária Fisiatra da Fisioanimal.

 

Cachorro também pode ser companheiro de exercícios

 

O interesse pelo esporte cresce cada vez mais e essa tendência chegou ao mundo canino. Os tutores querem praticar esportes com seus pets ou transformá-los em verdadeiros atletas caninos. Se você também quer se exercitar com o seu cachorro, a gente te dá algumas dicas.

 

Que benefícios o meu cachorro pode ter?

 

Assim como os humanos, ao praticarem esportes, os cães ganham mais massa muscular, ficam mais dispostos e mais resistentes a exercícios físicos. Porém, é preciso tomar um pouco de cuidado.

 

O que fazer antes de começar?

 

Antes de qualquer coisa você precisa fazer a avaliação física do seu pet. Mesmo que seu pet seja um “atleta amador” e que você faça uma pesquisa prévia sobre a raça e o tipo de exercício que quer fazer com o seu cachorro, é essencial fazer exames cardiovasculares, raio-X de coluna e outras partes do corpo para ter certeza que seu amigo está realmente preparado para a atividade.

 

Por que fazer esse condicionamento com o veterinário?

 

O acompanhamento com o médico veterinário fisioterapeuta, além de aumentar a performance e recuperação do pet, ajuda a prevenir lesões por conta da sobrecarga do exercício físico, como tendinites ou lesões ligamentares e musculares, que podem comprometer a habilidade do cachorro em voltar à atividade física se não forem tratadas.

 

Leia mais em: Você sabia que cachorro também tem tendinite? Saiba como identificar e tratar

 

Como funciona?

 

O programa de exercícios para condicionamento deve ser desenvolvido individualmente e focado no esporte que o cão vai praticar. Por exemplo, se o tutor quer levar o cão para longas trilhas no fim de semana, ele pode ser condicionado durante a semana com um programa de exercícios que envolva caminhadas com obstáculos e subidas em terrenos irregulares. Sempre de forma progressiva e considerando que, no dia anterior e seguinte à grande prova ou exercício mais longo, é recomendado repouso ou apenas uma caminhada leve para não sobrecarregar o pet.

 

Se você quer começar a praticar esportes com o seu melhor amigo, conte com a gente para te ajudar. Agende uma consulta na Fisioanimal e faça uma avaliação.

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *