Você sabia que cachorro também tem tendinite?
FisioanimalVocê sabia que cachorro também tem tendinite? Saiba como identificar e tratar
Dra. Maira Formenton, Médica Veterinária Fisiatra da Fisioanimal.
Tudo sobre Tendinopatias em cachorros
A união dos tecidos musculares dão origem à estrutura tendínea, que liga o tecido muscular esquelético aos ossos. Essa união transmite a força entre eles e permite a movimentação das articulações e manutenção da postura corporal.
As lesões tendíneas podem acontecer por diversas causas degenerativas ou inflamatórias, com diferentes graus de intensidade. As tendinopatias mais comuns em cães são a tenosinovite do tendão bicipital e do supraespinhoso no ombro (tendinite no ombro), e a tendinopatia do tendão calcâneo no membro posterior.
Como identificar?
Dor e claudicação (manqueira) são os principais sinais clínicos. Porém, para diagnóstico final, pode ser realizado um ultrassom avaliando a condição das fibras tendíneas e a presença de calcificações.
Leia mais em: Meu cão está com dor? Saiba como identificar os sinais e quais tratamentos indicados para pets
Como Tratar?
O tratamento pode ser feito com medicações para controlar a dor na fase aguda, mas não é indicado em casos crônicos por não ser eficiente e gerar efeitos colaterais. Veja alguns outros tratamentos:
Fisioterapia: exerce papel essencial no remodelamento e cicatrização tendínea, possibilitando a recuperação sem déficit funcional.
Laserterapia e Ultrassom: possibilitam o controle da fase inflamatória.
Eletroterapia (TENS ou Interferencial): atuam no controle da dor.
Acupuntura: oferece um ótimo estímulo à reorganização tecidual, auxilia no controle da dor e inflamações.
Hidroterapia e Natação: oferece a sustentação necessária para a realização de exercícios sem sobrecarga no tendão lesionado. Natação não é indicada em tendinites na região do ombro em casos agudos ou reagudizados.
Quer saber mais sobre esse tratamento? Agende uma consulta e tire suas dúvidas aqui na Fisioanimal.
...