1 JUN

Termoterapia: o tratamento para aliviar as dores do seu cachorro que também pode ser feito em casa

Dra. Maira Formeton, Médica Veterinária Fisiatra da Fisioanimal.

Bolsas de gelo ou bolsas quentes? Qual é a aplicação certa de cada uma? Qual é o tempo de aplicação? Calma, a gente te explica tudo neste post.

O que é termoterapia?

A termoterapia é realizada através do frio (crioterapia) ou calor (superficial ou profundo) aplicado no local lesionado. Tanto a crioterapia quanto a termoterapia de calor superficial são técnicas seguras que podem ser realizadas em casa para aliviar dores ou inflamações no pet.

Como e quando usar a crioterapia?

A aplicação de bolsas de gelo é simples e muito efetiva no controle de dores e inflamações agudas. Pode ser indicada em pós-operatório de cirurgias ortopédicas com aplicação no local por 20 minutos, a cada 6 horas, por até 48-72 horas. Deve ser evitada em dores e inflamações crônicas ou na região da coluna.

Como e quando usar termoterapia de calor superficial?

A termoterapia superficial é um método simples e seguro que pode ser realizado em casa com o auxílio de bolsas de água quente ou compressas quentes e na Fisioterapia também  com lâmpadas de infravermelho. Auxilia no tratamento dores crônicas, principalmente problemas de coluna, facilita a terapia em casos de contraturas musculares ou rigidez articular. O tempo de aplicação é 20 minutos e não deve ser utilizado em casos de lesões de pele no local da aplicação ou inflamações agudas.

Como e quando usar a termoterapia de calor profundo?

O principal método de aplicação de calor profundo é o ultrassom, o aparelho gera ondas que são convertidas em energia mecânica e são conduzidas aos tecidos por meio do gel de aplicação. Esse aquecimento profundo reduz espasmos e contraturas musculares, aumenta o fluxo sanguíneo do local, diminui a rigidez articular e tem o efeito analgésico do aquecimento.

O ultrassom também pode ser utilizado para diminuir o progresso de doenças crônicas e acelera os processos de cicatrização de tecidos moles e dos ossos. É muito indicado no auxílio do retorno da mobilidade articular em cirurgias de ligamento cruzado cranial.

É contra-indicado em casos de neoplasias malignas, olhos, região cardíaca, região uterina em animais prenhes e com cautela em inflamações agudas. Não utilizar em regiões com implantes metálicos, não pelo aquecimento, mas pela reflexão das ondas no implante.

A dosificação é calculada pelo médico veterinário dependendo da área que será tratada.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a termoterapia, agende uma consulta e fale com a gente.