1 SET

Seu cão sente dor ao caminhar?

Seu cão sente dor ao caminhar? Ele pode ter rompido o ligamento cruzado cranial

Tudo sobre Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial

A Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial é uma doença degenerativa ou aguda (quando causada por trauma) que resulta em instabilidade parcial ou completa do joelho. Ela é considerada a principal responsável pela osteoartrite em joelhos caninos.

Qual é a causa?

As causas podem ser obesidade (sobrepeso), sedentarismo, genéticas ou por traumas. Alguns fatores podem influenciar essa ruptura, como pisos lisos que impedem uma boa aderência do cachorro ao solo.

Como identificar?

Caso o seu pet tenha tido a ruptura no ligamento, ele sentirá muito dor e você deve levá-lo para o veterinário, que fará o diagnóstico com testes de palpação e, dependendo do resultado, pode pedir exames complementares, como raios-X e ressonância magnética para avaliar o grau de degeneração articular.

Como Tratar?

O primeiro procedimento após a constatação da ruptura do ligamento cruzado cranial é a cirurgia. Existem diversas técnicas adequadas para cada caso, o cirurgião responsável escolherá a que for melhor para o seu pet.

O mais importante após a cirurgia é  a cicatrização tecidual e o retorno ao uso da pata o quanto antes. A fisioterapia pode ajudar no controle da dor, na recuperação muscular, na recuperação funcional da pata operada e no fortalecimento geral do animal para prevenir lesões compensatórias.

Ainda tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para a gente ou agende uma consulta na Fisioanimal.