14 JAN

Natação veterinária

Fisioanimal

Quando vemos grandes cidades e centros urbanos, as apoteoses da modificação ambiental, não conseguimos imaginar que em épocas remotas essa mesma espécie que levantou arranha céus dependia da caça e da pesca para sobreviver.

Nestas épocas, nós necessitávamos caçar animais selvagens e coletar frutos perdidos em florestas, nos organizávamos em bandos, e não tínhamos uma casa ou residência fixa: ficávamos pulando de área em área, mudando cada vez que esgotava os recursos locais.

Apesar de não ser abundante, por estes períodos já se existia algum desperdício de alimentos, ou pelo menos descartes de restos não utilizados, o qual eram acumulados próximos as fogueiras dos acampamentos humanos, dando origem aos primeiros lixões.

Obviamente que não é nada comparado aos nossos depósitos de lixos, entretanto estes “lixões primitivos” já contribuíam como um chamativo de animais que iam aproveitar aquilo que não foi utilizado pelos bandos humanos, atraindo diferentes tipos de animais selvagens.

Este é um dos pontos nefrálgicos que os cientistas evolucionistas e os arqueologistas concordam que mudou a nossa vivência, com o surgimento de uma cooperação que durará até os dias de hoje.

 

Cachorros, os primeiros domesticados

Se os cachorros foram selecionados à serem domesticados por irem em busca de alimento, ou seja, assumindo um comportamento oportunista, a cooperação que veio depois com os seres humanos só nos trouxe benefício.

Bandos de humanos que tinham cachorros apresentam melhores preparos e estratégias para caçar, já que os sentidos para isso de nossos amigos caninos são muito mais apurados do que os nossos.

E não apenas para obtenção de alimentos, mas os cachorros eram usados para proteção e segurança contra demais predadores de maior porte, assim também como servia de alerta contra tribos e bandos de seres humanos inimigos.

A ligação é tão forte que já se encontrou túmulos antigos, que datam mais de 15.000 anos, onde o sepultamento foi realizado para donos e cachorros, assim como para cachorros apenas.

 

Era moderna e os cachorros

Não só na caça eles serviram: no próximo passo evolutivo eles foram essenciais também.

O domínio das técnicas de agricultura e pecuária precedeu a caça e pesca, não nos fazendo mais dependente destes meios para obtenção de alimento, assim como nos permitiu estabelecer residências fixas, não necessitando mais o comportamento nômade.

Os cachorros nos ajudaram bastante nesta etapa, já que eles foram muito bem adaptados para tipos de serviços pastoril e manejo de rebanhos de bois e cabras.

Além de serem importantes para proteger nossas propriedades, e servirem de alarmes contra bandidos, os nossos pets tem uma importância primordial para esta geração digital do século XXI: companhia contra a solidão.

 

 

Clínica veterinária para a saúde do seu pet

Nós da Fisioanimal sabemos da importância que os nossos pets têm para as nossas famílias.

Por isso que trazemos o melhor em serviços e assistências voltadas para a saúde do seu gato e cachorro, proporcionando diagnóstico, tratamento, aconselhamento nutricional, além de atividades de relaxamento, reabilitação, fisioterapia, hidroterapia e natação veterinária.

Caso percebe que o seu melhor amigo anda triste e desanimado, entre em contato conosco.

Nunca deixe o seu melhor amigo sofrer.

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *