1 JUN

Homeopatia ou alopatia? Saiba a diferença entre essas duas técnicas e os benefícios para os cães

Fisioanimal

 

Dra. Maira Formeton, Médica Veterinária Fisiatra da Fisioanimal.

 

A homeopatia tem sido cada vez mais escolhida pelos tutores na hora de tratar o pet. Por ser uma terapia não-invasiva e utilizar apenas ingredientes naturais, esse tipo de tratamento tem menos efeitos colaterais e ajuda o corpo do animal a se curar de dentro para fora.

 

O que é homeopatia?

 

Ao contrário da medicina alopática, a homeopatia compreende o paciente todo e não dividido em órgãos ou partes do corpo. Esse tipo tratamento é composto apenas por ingredientes naturais, sem nenhum tipo de químico ou tóxico, isso faz com que ele tenha pouco ou nenhum efeito colateral e sempre promova a melhora da qualidade de vida do animal. Os “remédios” na homeopatia são conhecidos como ultra diluídos, porém, não isso não quer dizer que sejam mais “fracos”. Pelo contrário, podem ter ação tão ou mais eficientes que a alopatia tradicional, justamente por agir na causa da doença.

 

Qual é a diferença dos tratamentos tradicionais?

 

A homeopatia é uma técnica não-invasiva que exige um grande estudo de um especialista sobre o animal como um todo e não apenas da parte afetada. Outra grande diferença dos remédios alopáticos, é que estes são genéricos, feitos para toda uma população que possa ter aquele problema, enquanto a homeopatia é completamente individualizada e preparada para resolver o problema apenas do seu pet.

No tratamento tradicional, o remédio funciona como neutralizador do sintoma enquanto está ativo, na homeopatia a cura vem de dentro para fora, estimulando o organismo do pet a combater a doença e manter o equilíbrio.

A homeopatia também oferece uma experiência de tratamento menos traumática, mais tranquila e humanizada para o pet, justamente por necessitar dessa ligação entre o profissional e o paciente.

 

Em que casos posso usar a homeopatia?

 

Como os tratamentos homeopáticos são extremamente personalizados, o pet precisa ser analisado por um profissional especializado. A gama de indicações é bem extensa, mas as maiores buscas pela homeopatia são para tratar agressividade, medos e fobias, epilepsia, transtornos renais, hepáticos e cardiorrespiratórios, doenças infecciosas, problemas de pele, atopias e alergias, além do auxílio em tratamentos de doenças ortopédicas, como artroses e dores de coluna.

 

Se você quer saber como a homeopatia pode melhorar a qualidade de vida do seu pet, agende uma consulta na Fisioanimal, nossos especialistas podem tirar a sua dúvida.

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *