3 JUN

Dra. Maira Formenton fala sobre medicina veterinária integrativa

Fisioanimal

Dra. Maira Formenton fala sobre medicina veterinária integrativa

O que é e, quais as indicações da medicina veterinária integrativa?

Confira no texto abaixo, uma rápido bate-papo com a Dra Maira Formenton, diretora do Centro Fisioanimal de Reabilitacão, onde praticamos a medicina veterinária integrativa.

Quais os principais tratamentos alternativos na medicina veterinária?

O termo melhor empregado seria de medicina complementar, pois o termo alternativo dá a ideia que o tratamento usual seria abandonado, o que não é verdade. São terapias que trarão opções complementares ao tratamento do paciente. Por exemplo, um paciente com câncer não deve suspender seu tratamento e passar a fazer acupuntura e homeopatia, estes atuarão de forma complementar e adicional, de forma a ajudar a controlar a doença e efeitos colaterais de medicações, além de trazer qualidade de vida.

Na medicina veterinária nos últimos 15 anos tivemos um avanço enorme desta medicina, chamada de medicina integrativa, que tenta ver e tratar o paciente como um todo, deste sua parte física até sua parte emocional, sempre de forma individualizada. Dentre estes encontra-se  como destaque a fisioterapia e a  acupuntura, com todas as modalidades da medicina chinesa, como a fitoterapia e dietoterapia chinesas.

Dentro deste contexto de medicina intergrativa temos já disponíveis para os animais homeopatia, massoterapia, microfisioterapia, quiropraxia, hidroterapia, ozonioterapia, Reiki, tratamento de distúrbios psicológico/psiquiátrico, entre outras.

Quiropraxia para dores de coluna e hérnias de disco.

 

Quais os benefícios destas terapias?

O principal benefício para o paciente é esta visão global, onde o paciente é tratado como um todo, inclusive dentro de seu contexto social.  O alívio da dor e cuidados paliativos são benefícios diretos, com o auxilio no manejo e ajuda na diminuição do uso de medicamentos ou redução do uso de analgésicos.

Estas terapias também aproximam o tutor a seu animal,  ajudam a aceitar doenças graves/ incuráveis, com  o incremento da relação homem-animal como um benefício secundário.

A acupuntura faz parte da medicina veterinária integrativa e ajuda ajuda a tratar diversas doenças.

 

Em que situações são recomendados?

Podem ser indicados desde prevenção até para tratamento. Há afecções em que não há um tratamento curativo definitivo, como no caso de displasia coxofemoral por exemplo, sendo os tratamentos de fisioterapia e acupuntura de eleição para manter este animal com uma boa locomoção, controle de dor e da artrose ao longo de sua vida.

A prevenção de lesões, como em animais de esporte ou de exposição,  é uma área amplamente em crescimento, principalmente para quem trabalha com equinos.  No aspecto psicológico, animais com traumas ou problemas comportamentais têm grandes avanços com as abordagens da medicina integrativa. Além disso, temos os casos de doenças graves e cuidados paliativos, como já citados pacientes oncológicos.

Podemos também citar outras condições como reabilitações em cirurgias neurológicas e ortopédicas, artrites e artrose, displasia coxofemoral e de cotovelo, controle da dor, cuidados paliativos, obesidade, além de problemas comportamentais e doenças crônico degenerativas. Até mesmo atopias, por exemplo, podem se beneficiar do tratamento complementar, com  abprdagem da homeopatia e acupuntura, com resultados já comprovados pela literatura científica.

Obesidade Canina

A medicina integrativa traz tratamentos para diversos problemas ortopédicos e neurológicos

Onde e possível encontrar?

A medicina integrativa e suas modalidades já estão disponíveis em centros de reabilitação, principalmente nos grandes centros urbanos.

Porém, as técnicas de fisioterapia e acupuntura já estão disponíveis em locais menos centrais, com profissionais que atuam de forma autônoma e atendem em domicílio. Vale ressaltar que devemos procurar por profissionais com formação adequada, pós graduados e certificados nas técnicas, e fugir de profissionais aventureiros, que causarão tratamentos infrutíferos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Na Fisionimal praticamos a medicina veterinária integrativa em nossos pacientes.

Entre em contato e agende uma avaliação, você vai perceber a diferença.

atendimento@fisioanimal.com

tel: 011 3862-6398

 

 

 

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *