Dicas para ajudar se cachorro a fazer xixi no lugar certo
FisioanimalDicas para ajudar se cachorro a fazer xixi no lugar certo
Seu animalzinho faz xixi ou cocô fora do lugar?
Nesse texto vamos te dar algumas dicas para você poder ajudar o seu amigo.Uma das principais preocupações dos tutores é em relação ao local das necessidades do cachorro. A maioria dos donos tem problemas com animais que fazem suas necessidades em lugares errados.
Caso essa seja uma dificuldade que você passa com seu amigo, não precisa se preocupar. Temos algumas dicas de como ensinar seu cachorro a não errar mais o lugar onde ele faz xixi.
Primeiramente temos que entender quais podem ser os motivos que levam ele a fazer suas necessidades no lugar errado. Nos filhotes é normal esse tipo de comportamento, de vez em quando, pois eles ainda estão aprendendo. Caso isso continue acontecendo mesmo com você ensinando a ele, pode ser que tenha algum outro motivo para esse comportamento.
No início é necessário que o tutor leve o animal várias vezes ao longo do dia no lugar em que ele irá fazer as necessidades. Isso é muito importante, principalmente no caso dos filhotes, pois dessa forma o animal entende que aquele é o lugar onde ele deve fazer seu xixi e cocô. As idas devem ser feitas várias vezes no dia.
A escolha do local também pode ser um motivo pelo qual o animal ainda faz as necessidades no lugar errado. Os animais não gostam de fazer as necessidades próximo ao local onde dormem ou comem. O local também não pode ser longe de onde eles vão passar a maior parte do dia brincando. E de preferência é bom ter mais locais para que ele possa fazer suas necessidades.
O tamanho do local deve ser proporcional ao animal. Se seu cachorro é pequeno o espaço pode ser pequeno, mas se ele é grande o espaço deve ser maior. Afinal ele tem que se sentir confortável e é ideal que não tenha muitos obstáculos. Dessa forma, se você demarca o local com um tapete higiênico, e seu animal acaba ultrapassando os limites dele, coloque mais alguns para aumentar a área.
Os animais precisam que a superfície desse local seja absorvente. Na natureza eles fazem as necessidades na terra ou na grama. Sendo assim, você pode escolher entre os diferentes tipos de superfície que existem no mercado. Por exemplo: tapetes higiênicos, caixas absorventes ou até grama sintética.
A higiene do local deve estar sempre em dia. Os cachorros não gostam de fazer suas necessidades em lugares sujos e por esse motivo podem procurar outro lugar para fazer cocô e o xixi.
Necessidades apenas fora de casa pode gerar problemas também. Os cachorros criam hábitos e se você o leva para passear em determinado horário, ele vai cobrar isso de você E caso não possa cumprir esse cronograma por algum motivo, ele pode segurar por muito tempo e isso pode gerar graves problemas de saúde. Por esse motivo, apesar de sair com ele para fazer as necessidades é de suma importância ter um local em casa para isso.
Alguns problemas de saúde como infecção ou incontinência urinária podem ser motivos que levam seu amigo a fazer xixi em lugar errado por não terem como controlar. Problemas comportamentais também podem ser motivos para fazer as necessidades fora do lugar. Como por exemplo a demarcação de território e a ansiedade.
Para todos esses casos é de extrema importância que o tutor observe e busque entender os motivos. E sempre procure um veterinário se perceber que o comportamento está fora do normal. O profissional poderá ajudar a investigar a causa desse problema.
Algo que acreditamos que possa ajudar você a ensiná-lo, é o reforço positivo. O reforço positivo funciona dando uma recompensa ao animal quando ele tem o comportamento que você espera. Ou seja, nesse caso, quando o seu cachorro fizer suas necessidades no lugar certo, você deve dar carinho e petisco para ele. Dessa forma ele vai associar isso a algo que que gosta e irá fazer de novo aguardando ganhar a recompensa. Esse método é o que vai estressar menos o animal, afinal é um modo agradável de aprender o jeito correto.
Quer ver mais dicas sobre pets?
Siga nossas redes sociais:
Insta: @fisioanimal
facebook/paginafisioanimal
tweeter: @fisioanimal
...