Aqui você fica por dentro de todos os problemas que podem afetar seu animalzinho e tem as melhores indicações de tratamento para ver aquela carinha de felicidade sempre!
A osteoartrose ( também chamada de artrose) é uma doença degenerativa que acomete as articulações. Suas características são alterações na cartilagem articular, como: fissuras, microfraturas, cistos e esclerose do osso subcondral - além da formação de osteófitos periarticulares.
Como identificar?
Os sinais clínicos estão associados a uma diminuição da qualidade de vida do pet, que podem apresentar rigidez articular e dor. A claudicação (manqueira) é o sinal mais comum, que pode ser acompanhado por atrofia da musculatura com possível deformidade e até perda progressiva da função motora.
Como tratar?
O tratamento consiste em tentar reduzir o avanço da degeneração da cartilagem, controle da dor e melhora da mobilidade, resultando numa melhor qualidade de vida do seu amigo. O uso de analgésicos, suplementação e antiartrósicos pode ser benéfico. No entanto, estes são tratamentos de suporte e devem ser associados à Fisioterapia para realmente aliviar os sintomas e tratar a causa. Diversas técnicas são aplicadas: Eletroterapia, ultrassom, Laserterapia, magnetoterapia e massoterapia. Além disso, alongamentos, exercícios isométricos, Hidroterapia, Acupuntura e Quiropraxia também são indicados.