Aqui você fica por dentro de todos os problemas que podem afetar seu animalzinho e tem as melhores indicações de tratamento para ver aquela carinha de felicidade sempre!
A malformação que ocorre com maior frequência é a ausência ou hipoplasia do dente do axis, porém também são descritos ausência ou malformação dos ligamentos da região. É mais comum em raças como Spitz Alemão, York, Maltês e cães de pequeno porte.
Como identificar?
Os sintomas apresentam-se progressivos e crônicos, com dor cervical, e podem evoluir à tetraparesia, ataxias e déficits proprioceptivos nos quatro membros. O diagnóstico é radiográfico (podendo ser complementado com TC e RM) e o tratamento, cirúrgico.
Como tratar?
A Fisioterapia complementa o tratamento cirúrgico podendo ser pré ou pós operatória.
Quando pré-operatória consiste no controle da dor, sendo Laserterapia a principal técnica recomendada por ter efeitos analgésicos e antiinflamatórios, aliviando os sintomas. Acupuntura, Ozonioterapia e moxabustão também são indicados.
A cinesioterapia é indicada de forma passiva, objetivando minimizar os sinais clínicos neurológicos e reduzir a perda de massa muscular. Não é recomendado alongamentos e tracionamentos de cervical em fases de crises de dor.