Indicações da fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que usa o agente físico como forma de tratamento. Portanto, analisa os movimentos e a postura, utilizando diversas modalidades para promover a saúde ou prevenir disfunções.
Reabilitar , em seu sentido mais amplo, significa restabelecer ou restaurar privilégios anteriores como caráter, reputação ou condição. A reabilitação caminha junto com a fisioterapia, integrando-a e buscando a volta da funcionabilidade do sistema afetado.

Quais as indicações da fisioterapia?

O alívio da dor consiste em um dos maiores benefícios e muitas vezes também em um grande desafio. A dor, aguda ou crônica, pode causar imunossupressão, inapetência, caquexia (dor é associada com estresse, influenciando no metabolismo de carboidratos, proteínas e gordura, além de diminuir o consumo de alimento). A dor também pode levar ao desuso de membros e interferindo diretamente no bem estar do paciente.
A redução da inflamação reduz o tempo de recuperação e em muitos casos está associada com a redução da dor. Artroses e artrites são exemplos de doenças que estão em um ciclo de dor-inflamação que leva muitos pacientes a recorrer à fisioterapia. Com a fisioterapia, é possível a redução do uso de analgésicos e antiinflamatórios, que podem causar problemas com seu uso crônico.
Em diversos casos usamos a fisioterapia para prevenir ou minimizar a atrofia de músculos, cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Em paralisias e paresias, este é um trabalho fundamental da reabilitação.
A reabilitação pós operatória tem por objetivo eliminar ou reduzir seqüelas, diminuir a utilização de medicamentos, além de auxiliar a regeneração óssea, preservar articulações não acometidas, diminuir a dor, inflamação, entre tantas mais.
Na geriatria, a fisioterapia pode prolongar a vida de nossos pacientes, proporcionando conforto e bem estar ao animal idoso. Finalmente, a fisioterapia pode ser aplicada para a melhoria da condição física geral , incluindo o emagrecimento, condição cardiovascular e fitness.

Alguns exemplos:

1- Problemas de coluna, como hérnias de disco, dores agudas e crônicas, bicos de papagaios, paralisias e paresias. Visamos muitas vezes a reabilitação do animal paralisado.

2 -Artrites e artroses das mais diversas, incluindo a displasia coxofemoral, objetivando o controle da dor, da inflamação, movimentação da articulação e o fortalecimento muscular.

3-Pós operatório de cirurgias ortopédicas e neurológicas, reduzindo o tempo de recuperação do animal e ajudando a prevenir novas lesões. Rupturas de ligamento cruzado, luxações patelares, meniscopatias, cirurgias de coluna , pós operatório de fraturas, colocefalectomias (retirada da cabeça do fêmur) são exemplos de afecções tratadas em nossa rotina.

4 -Geriatria, aumentando a expectativa e a qualidade de vida do animal.

5 - Assimetrias e retorno do uso de membros, atrofias e contraturas musculares, rigidez articular.

6 - Aumento ou melhoria na performance de animais atletas. Também atuamos em animais obesos, com programas de emagrecimento e bem estar.

Sede
Rua Marco Aurélio, 399 • São Paulo • CEP 05048-000