Voltar

Impante de ouro para Displasia Coxofemoral: Uma opção para o controle da dor

Participação da M.V. Msc. Bianca Paiva, veterinária acupunturista Fisioanimal.

A displasia coxofemoral é uma patologia muitas vezes desafiadora para o veterinário clínico. Soluções definitivas ainda não são possíveis, e o controle dos sinais clínicos como a dor e claudicação interferem diretamente na qualidade de vida dos animais acometidos. A acupuntura possui diversas técnicas, sendo a técnica de implante de ouro, uma das mais indicadas para o tratamento da displasia coxofemoral. O implante de ouro consiste em implantar pequenos fragmentos de ouro 18k em pontos de acupuntura específicos e em pontos gatilho ao redor da articulação de forma a melhorar a dor e mobilidade. Essa técnica é a mais recomendada por apresentar um estímulo permanente dos pontos com resultados de longa duração. Além dessa função, quando ocorre dor ou instabilidade articular ou inflamação, o organismo tenta corrigir esse desequilíbrio depositando cálcio, formando assim os osteófitos e a presença do ouro previne essas alterações que levariam à artrose. Estudos mostram que esta técnica pode melhorar a locomoção e promover a analgesia por até dois anos ( Sousa et al 2010).

É uma técnica ambulatorial, não invasiva, de baixo custo e segura, desde que realizada por um médico veterinário especializado em acupuntura e que domine essa técnica. Ressalta-se que os fragmentos são posicionados em pontos específicos de acupuntura, nunca colocados dentro da articulação . Além da displasia, outras doenças podem ser tratadas como artrose, espondiloses, displasia de cotovelo e epilepsia.

Recomenda-se realizar algumas sessões de acupuntura previamente ao implante para intensificar sua eficácia e em animais que necessitem de sedação é imprescindível a realização de exames de sangue e avaliação cardíaca para maior segurança do animal.

A utilização dessa técnica é promissora, pois além de promover maior qualidade de vida e alívio da dor, não há necessidade da utilização de medicações e pós-operatório.

Agende uma consulta:

Sede
Rua Marco Aurélio, 399 • São Paulo • CEP 05048-000
11 3862-6398
11 3641-3858
Unidade Central Pet Panamby
Rua Itatupa, 66 • Loja 2 • Morumbi
11 3862-6398
11 3641-3858

atendimento@fisioanimal.com

Fale com a gente

ENVIAR