Aqui você fica por dentro de todos os problemas que podem afetar seu animalzinho e tem as melhores indicações de tratamento para ver aquela carinha de felicidade sempre!
A hérnia de disco ou doença do disco intervertebral, é a alteração patológica mais comum na coluna dos pets. Ocorre quando os discos intervertebrais que estabilizam e auxiliam o movimento da coluna sofrem degeneração ou se deslocam em direção à medula e inervação, podendo gerar desde dor até paralisia.
Como identificar?
Os pets podem apresentar diversos sinais clínicos como: dor, alterações dos reflexos espinhais, alteração do tônus muscular, atrofias ou hipotrofias musculares, ataxias, paresias ou até mesmo paralisias, além de alterações na micção e defecação. O Raio-X, associado ao exame clínico e neurológico, pode sugerir o local da lesão, porém, exames de tomografia e ressonância magnética são os ideais para a confirmar o diagnóstico.
Como tratar?
O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. No tratamento cirúrgico as técnicas mais comuns são as descompressivas e a fenestração. Já o tratamento conservador envolve medicação (anti-inflamatórios e analgésicos) e repouso. As técnicas complementares nestes casos são essenciais, como a Acupuntura e a Fisioterapia.