1 JUN

Tudo sobre a Síndrome da Cauda Equina

Fisioanimal

Dra. Maira Formenton, Médica Veterinária Fisiatra da Fisioanimal.

 

O que é a estenose degenerativa lombo-sacra e como tratar

 

A Estenose Degenerativa Lombo-Sacra ou Síndrome da Cauda Equina é uma compressão na inervação na parte final da coluna, próxima ao rabo, que causa muita dor e dificuldade de andar. É uma doença bastante comum animais idosos, principalmente nos cães de grande porte como Pastor Alemão, Rottweiller e Dogue Alemão, embora possa acontecer em qualquer raça.

 

Como identificar?

 

Quando existe instabilidade na coluna vertebral, o movimento causa inflamação na medula espinhal e nos músculos da região. Os cães com essa síndrome apresentam muita dor e com o passar do tempo começam a ter dificuldade para se levantar com as patas traseiras, fraqueza ou manqueira, alguns podem até ficar paralisados das patas traseiras.

 

Leia também: Quais são os tipos de dor dos pets e como controlar?

 

Como Tratar?

 

O tratamento da cauda equina pode ser conservador ou cirúrgico (em casos mais graves). A cirurgia consiste em corrigir a estenose para aliviar a compressão nas raízes nervosa. Nos casos mais leves ou em fase inicial, a fisioterapia pode impedir ou adiar o procedimento cirúrgico e devolvendo o bem-estar ao animal. Dentre as técnicas mais indicadas estão:

 

Fisioterapia: tem papel fundamental no fortalecimento da região, estabilizando o quadril e prevenindo o agravamento do quadro. Em pacientes paralisados, a fisioterapia ajuda na manutenção da qualidade de vida do pet e na adaptação da cadeira de rodas, por exemplo.

Acupuntura: auxilia no controle da dor e da inflamação, e no retorno das funções de micção ou deambulatórias.

Shock Wave: é um potente anti-inflamatório local, promove grande alívio de dor e facilita a reabilitação.

 

Se você acha que o seu pet pode ter esse problema, agende uma consulta na Fisioanimal e acabe com a dúvida. Nós queremos o seu pet sempre de bem com a vida!

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *