24 ABR

Petiscos saudáveis para cães

Fisioanimal

Petiscos saudáveis para cães

Tal como nós, os nossos amiguinhos de quatro patas amam petiscos, mas é preciso ter muita precaução nas nossas escolhas porque nem todos os alimentos são indicados e, mesmo os melhores, quando fornecidos em excesso, podem ser prejudiciais pois aportam demasiadas calorias. Continue lendo e descubra quais são os melhores petiscos para cães!

O que recomendam os veterinários?

Em primeiro lugar, deve ter em atenção que nem todos os alimentos que são saudáveis para os seres humanos são para os cachorros, alguns alimentos são mesmo proibidos para eles!

Sabia que o seu cachorro é onívoro? Isso significa que, para além de carne, ele pode comer cereais, frutas e verduras!

A obesidade é um problema real e bastante comum não só entre seres humanos como também nos cachorros. Deve ter em atenção na hora de dar o petisco ao seu cachorro para não exagerar. Por exemplo, se você optar por comprar esses pacotinhos de snacks na loja de animais, dê uma olhada nas calorias. Se cada biscoito tiver umas 15 calorias e você der 3 de cada vez, são 45 calorias que você está dando de uma vez só!

O mais importante ao recompensar o seu cachorro é ter moderação. É bastante comum que nem se aperceba esteja dando demais! Por isso, acima de tudo, dê pequenas quantidades, não só para evitar consequências do exagero como a obesidade, mas também para que seu cachorro valorize mais de cada vez que recebe um petisco. Assim ele vai entender que tem de se esforçar para conseguir o premio tão desejado!

Petisco para cachorro em adestramento

Quando está treinando seu cachorro, como por exemplo ensinando os comandos básicos, ou quando o ensina a soltar objetos, o ideal será ter num saquinho os petiscos que ele mais gosta. Para ele, não há nada melhor do que receber aquela recompensa gostosa que ele tanto adora! Você verá que os resultados do treino vão melhorar muito se usar os prêmios preferidos dele.

É importante que sejam variados, não só para a alimentação ser equilibrada mas também para manter o interesse do cachorro. Pode experimentar guardar os que ele mais gosta para quando ele faz certo aquilo que já levam treinando há tanto tempo!

Estes petiscos podem ser os que se vendem nas petshops (veja sempre os ingredientes e prefira os snacks orgânicos e naturais) ou alimentos naturais que compra no mercado ou na mercearia (em seguida sugerimos umas ideias bem legais para apontar la lista de compras!).

O que evitar?

É importante recordar que existem alimentos proibidos para cachorros, e que não devem ser oferecidos nem como recompensa, uma vez que podem ser um petisco para cachorro que faz mal.

Tenha sempre em mente a lista de alimentos a evitar:

  • Café
  • Chocolate
  • Leite e queijos
  • Levedura
  • Álcool
  • Cebola
  • Uvas
  • Sal
  • Ovos crus
  • Carne crua
  • Frutos secos

Petiscos e alimentos proibidos fique atento!

Posso dar osso para o meu cachorro?

Esta é uma pergunta bem frequente entre tutores de cachorro. O nosso conselho é que os deve evitar, pois existe um perigo elevado de seu cachorro se engasgar ou de ocorrer uma obstrução digestiva.

Uma boa alimentação através de uma dieta equilibrada é um dos factores cruciais na prevenção de qualquer doença! Escolha sempre os petiscos e recompensas mais saudáveis dentro dos que o seu cachorro prefere.

Petiscos caseiros para cachorros

Não precisa ir sempre à petshop comprar as recompensas para o seu cachorro. Muito provavelmente tem, na sua cozinha, petiscos naturais para cachorros que ele vai amar e que você nem sabia!

Se o seu cachorro gosta de petiscos mais crocantes, experimente estes petiscos:

  • Cenouras, maçãs, peras. Estas frutas e vegetais têm muita fibra, são crocantes e têm muito sabor – fazem um petisco bem prático e barato! A cenoura é um alimento muito indicado se o seu cachorro tiver mau hálito.
  • Manteiga de amendoim. Pode ser uma excelente opção se for feita em casa só com amendoins e um pouco de sal, ou se optar por comprar, verifique que tem só mesmo amendoins e sal. Recentemente algumas marcas têm adicionado xilitol (um adoçante artificial) que é tóxico para cachorros. Mas cuidado na quantidade, ele pode ser bme calórico….

Receitas de petiscos caseiros .. procure seu vet nutrólogo 😉

Deixamos aqui 2 dicas de receitinhas caseiras:

Petisco Caseiro:

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara de chá de farinha de milho
  • 1/2 de xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 1/2 de xícara de chá de farelo de trigo
  • 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa da nossa misturinha de temperos para cães (orégano, salsinha e manjericão picados)
  • 1/4 de xícara de água morna (ou até dar liga)

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes
  2. Aperte bastante para que todos os ingredientes fiquem bem misturadinhos
  3. Estique bem a massa em uma travessa polvilhada de farinha de trigo usando um rolo de macarrão
  4. Corte a massa com moldes a sua escolha ou do jeito que desejar ( tem de ossinho super fofo, que vende em qualquer lojinha de acessórios para cozinha)
  5.  Leve ao forno por, mais ou menos, 30 minutos ou até ficarem crocantes (o tempo depende da altura da massa).

Sorvete caseiro para os pets:

Ingredientes:

  • Pedaços de fruta sem sementes a sua escolha (melancia, manga, banana, melão, pera, etc)
  • Um pouco de água – apenas para ajudar a liquidificar a fruta, assim o sorvete fica mais homogêneo, encorpado e, claro, mais saboroso!
  • Uma forma de gelo – para dar forma aos sorvetinhos!

Modo de preparo:

  1. Pique a fruta escolhida (abacaxi, morango, melão, laranja, manga etc) em pedaços  e descarte as sementes e caroços.
  2. Bata no liquidificador. Adicione água se necessário para ajudar a liquidificar a fruta, mas é legal utilizar o mínimo possível.
  3. Para preencher duas bandejas de gelo, prepare o dobro dessa receita.
  4. Despeje o líquido em uma bandeja de gelo de modo a preencher cada espacinho e leve ao freezer.
  5. Deixe até congelar.
  6. E pronto, seu pet vai se deliciar e ficar muito feliz!

Obs: Uma ideia muito legal é comprar forminhas de patinhas ou de ossinhos! Fica super fofo e a cara dos nossos bichinhos

Biscoitos de salmão para gatos

Com um peixe excecional que o seu gato vai amar, estes biscoitos não requerem uma preparação complexa. Você apenas vai necessitar dos seguintes ingredientes:

  • 100 gramas de aveia
  • 25 gramas de farinha
  • Um ovo
  • Duas colheres de sopa de azeite de oliva
  • 50 gramas de salmão em conserva

Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus para facilitar a preparação posterior. Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma massa espessa e homogênea, modele pequenas bolinhas com a massa e comprima para dar o formato clássico de um biscoito. Coloque os petiscos sobre papel vegetal em uma bandeja e leve ao forno por, aproximadamente, 10 minutos ou até dourarem.

Crocantes de maçã

A maçã é uma fruta muito adequada e benéfica para o seu felino ou amigo cachorro. Além disso, ajuda nos processos digestivos e é um excelente antisséptico bucal, por isso oferecer maçã ao seu gato ocasionalmente é uma boa ideia. Contudo, neste caso, vamos preparar um petisco mais elaborado. Você vai necessitar do seguinte:

  • 1 maçã
  • 1 ovo
  • 1/2 copo de farinha de aveia

Retire a pele da maçã e corte em fatias finos, como se fossem lâminas de aproximadamente um centímetro. Bata o ovo e a farinha de aveia até criar uma massa homogênea e passe cada fatia na mistura. Passe cada uma das fatias de maçã em uma chapa, dando a volta até ficarem douradas e crocantes.

Neste caso, como em outros, estamos falando de petiscos que o gato pode consumir enquanto melhora a sua nutrição. Também é possível que os crocantes de maçã a atenção dos tutores, já que esta também é uma receita humana!

Se, por outro lado, o seu cachorro prefere alimentos mais moles, experimente estes petiscos:

  • Amoras, morangos, mirtilos. Estes frutos vermelhos vão dar ao seu cachorro uma grande quantidade de antioxidantes.
  • Batata doce desidratada ou cozida aos cubos. Hoje em dia já pode encontrar essa recompensa em algumas petstores, mas você pode fazê-la em casa a um preço bem mais acessível!
  • Frango ou peru cozinhados. Dentro das opções de carne estas são as mais aconselhadas – lembre sempre de cozinhar sem sal, cebola, alho ou especiarias fortes! Há ainda opções para fazer um processo de desidratação e conservar por mais tempo.
  • Bananas. São uma opção bem econômica e amiga do ambiente – corte e ofereça em pedacinhos sempre que quiser recompensar seu cachorro.
  • Chuchu: cozido, sem sal nem temperos, uma ótima opção para os mais cheinhos…
  • Petiscos caseiros: há receitas incríveis de petiscos caseiros, nutritivos e deliciosos que seu vet pode passar para vc… fale com um nutrólogo veterinário, sào as melhores opções.

Alimentação natural é uma ótima pedida, desde que seja balanceada e orientada por um veterinário.

Os cachorros geralmente gostam de todo o tipo de alimentos, principalmente se forem habituados desde pequenos. Tente habituar o seu cachorro desde filhote a comer diferentes tipos de frutas e vegetais (dos permitidos) e verá que, durante toda a vida dele, vai poder utilizar alimentos saudáveis e bastante nutritivos como petiscos para ele!

Texto adaptado de https://www.peritoanimal.com.br/

Não se esqueça de sempre procurar um nutrólogo veterinário para fazer uma dieta balanceada para seu pet, e ele nao ganhar uns kilinhos..

Aqui na Fisioanimal temos sempre um nutrólogo para acompanhar nossos pacientes 😉

Só entrar em contato e agendar 😉

 

 

 

 

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *