Hidroterapia: como pode ajudar na reabilitação do meu cão?
FisioanimalHidroterapia: como a natação e a hidroesteira podem ajudar na reabilitação do meu cão?
Dra. Maira Formeton, Médica Veterinária Fisiatra da Fisioanimal.
A hidroterapia consiste em exercícios de fisioterapia realizados na água, normalmente os mais utilizados pelos pets são a natação ou esteira aquática (hidroesteira). Esta técnica promove benefícios físicos e psicológico para os animais, relaxando e reduzindo os impactos dos exercícios.
Por que fazer hidroterapia?
A terapia na água aumenta a circulação sanguínea, diminui a dor, aumenta flexibilidade e a mobilidade, fortalece os músculos e auxilia no equilíbrio, coordenação e manutenção da postura do pet. Um animal que tenha as patas posteriores paralisadas, por exemplo, ganha mobilidade e possibilidade de realizar diversos exercícios que seriam impossíveis em solo.
A água aquecida, além de ser um ótimo estímulo sensorial, promove o relaxamento muscular e drenagem linfática, auxiliando animais com edemas, contraturas e espasmos musculares e no relaxamento geral do pet.
Quais são os efeitos psicológicos da hidroterapia?
O alívio da dor já promove bem-estar e melhoria da qualidade de vida, mas a mobilidade que o animal ganha na água faz com que ele fique mais confiante e independente para voltar a andar. Em muitos casos o pet tem medo de apoiar a pata por trauma psicológico e acaba se sentindo mais confortável durante a hidroterapia e apoiando o membro afetado.
Como funciona e quais são os benefícios da natação?
A natação é pode ser usada para recreação, fitness ou condicionamento físico. É mais indicada para afecções nas patas da frente, justamente porque o exercício trabalha esses membros mais intensamente. A terapia começa com poucos minutos, às vezes o animal simplesmente fica na água até se acostumar, assim que ele adquire confiança, começam os exercícios que podem durar até 30 minutos por sessão.
Por que fazer a esteira aquática (hidroesteira)?
Quando as afecções ocorrem nos membros posteriores e para reabilitações neurológicas, a esteira aquática é a opção mais indicada. A altura da água influencia diretamente na terapia, quanto mais a água, menos o animal sente o próprio peso. Como na natação, o animal precisa se acostumar com a água antes de começar os exercícios, que podem chegar a 20 minutos.
Em que casos a hidroterapia é indicada?
Os exercícios na água são especialmente indicados para cães e gatos com algum grau de deficiência motora, atrofia dos músculos, doenças ortopédicas, obesidade, doenças neurológicas, desgaste das articulações, problemas de coluna, displasias, artroses e até mesmo problemas genéticos.
A hidroterapia tem contra-indicações?
Não é indicado para pets que tenham lesões na pele, feridas, otites (inflamações no ouvido), dermatopatias (doenças de pele), doenças sistêmicas severas como cardiopatias, hepatopatias, doenças renais, hiper ou hipotensão. Também é preciso avaliar condições respiratórias e epilepsia não-controlada.
Quer ver como seu pet pode ficar de boa na lagoa, digo, piscina? Agende uma consulta na Fisioanimal!
...