13 FEV

Carnaval com cães e pets? Porque não levar.

Fisioanimal

Não leve seu amigo de quatro patas para o bloco de carnaval.

Dias quentes, música alta e muita gente na rua: o que para você é um Carnaval animado, para o seu cão é o contrário

Os bloquinhos estão tomando conta das ruas de São Paulo e de outras regiões de nosso país. Com isso, alguns pais de pets que querem curtir o Carnaval acabam levando os cachorros junto, mas isso pode ser um tanto quanto problemático para eles. O barulho, o excesso de gente, a sujeira das ruas e outros fatores podem ser bem prejudiciais, portanto, o ideal é curtir sem nossos cães. Ainda não está convencido? Veja a seguir alguns motivos:

1. Som ainda mais alto para os cães

Eles têm a audição mais apurada que a nossa e, portanto, se assustam com música alta. Mesmo que estejam no seu colo, eles ficarão incomodados e agitados.

Andar em meio à multidão pode ser um tanto quanto ruim até mesmo para nós, que conseguimos desviar e pedir licença, mas pense no seu pet, bem abaixo do nível das pessoas, sendo literalmente pisado pelos foliões. O risco de acidentalmente derrubarem coisas como bebida, por exemplo, sobre o pet também é grande, fora o fato dele poder se sentir bastante desconfortável em meio a essa situação tão atípica…

Carnaval com seu amigo pet? Não!

2. Muito calor!

É muito perigoso. Diferente de nós, os cães não possuem glândulas sudoríparas (só algumas nas narinas e nos coxins, as “almofadinhas” das patas). Eles só trocam calor com o ambiente pela respiração, ou seja, ao ofegar. Imagine em um dia muito quente? Ou numa multidão? Os cães podem desmaiar ou até morrer de hipertermia (aumento da temperatura corporal).

O risco é ainda maior para cães braquicefálicos (com focinho “achatado”), como buldogues e pugs.

3. Os cães podem se perder e ser pisoteados

Como estarão desorientados com tanta gente, barulho e calor, eles podem se soltar de você. E ainda correm o risco de machucar as patas ao pisar em latinhas e garrafas quebradas que ficam pelo caminho.

4. Confetes e serpentinas nada inocentes

Tradicionais em todo Carnaval, esses acessórios podem arranhar a pele e as córneas dos animais.

5. Alimentação toda errada

Sem você perceber, seu cão pode ingerir acidentalmente restos de comida do chão e restos de bebida alcoólica deixadas em copos – o que causa intoxicação alimentar.

Animais podem passar mal com o calor, ou comer algo do chão e se intoxicar.

6. Looks perigosos para os animais

Tem quem ache que tintas, espuma e glitter deixam os pets com um visual “engraçadinho”. Longe de se divertir, os animais podem sofrer com alergias ou intoxicações ao tomarem contato com esses produtos. E vale lembrar: as fantasias são divertidas, mas muitas podem causar desconforto e sofrimento, piorando o calor em dias quentes.

Atenção: Existem blocos específicos para cães, mas eles devem priorizar o bem-estar dos animais e não a satisfação de seus tutores. Cuidados especiais com a altura do som, sombreamento, hidratação dos cães, segurança e quantidade de participantes devem ser levados em conta. E NADA DE ADORNOS E ADEREÇOS..  Eles podem ser grandes, pesados e até machucar os animais na tentativa de “fixar”a fantasia no pet.

Portanto, deixe seu pet em casa!

Antes de ir para a festa, leve seu pet para passear, brinque com ele e ofereça um petisco especial. Certamente, ele sentirá menos a sua falta estando cansado, satisfeito e longe do tumulto da folia! 😉

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *