Voltar

Homeopatia

A Homeopatia é a prática terapêutica que visa curar pelo semelhante. Ela trabalha com o organismo de forma completa e dinâmica, sendo Hahnemann, um grande sábio médico, seu mestre precursor.

O tratamento é feito com medicamentos homeopáticos, os quais podem ter origem mineral, vegetal, animal ou sintética. Estes procuram estimular o sistema imune, fazendo com que o corpo responda da maneira mais adequada aos estímulos nocivos que desequilibram o organismo.

Os medicametos são escolhidos através da repertorização, ou seja, um estudo minucioso e específico do caso do paciente de forma individualizada, levando em consideração o animal como um todo, sendo desta forma, o tratamento individualizado.

Essa grandiosa arte pode tratar os animais tanto em quadros crônicos quanto grande parte dos quadros agudos e ainda, pode ser usada como profilaxia para epidemias.

Nos dias atuais, a homeopatia está presente nas universidades e cursos de graduação médica e veterinária, tanto em disciplinas obrigatórias quanto em optativas.

Na medicina veterinária, pode atuar em conjunto com a atividade da reabilitação, na forma de reequilibrar e trazer a harmonia ao organismo. Disfunções osteo-articulares e neurológicas podem ser tratadas de forma comlementar com a homeopatia. Destacam-se os tratamentos para dores crônicas, artroses e artrites, problemas crônicos de coluna, além de atopias e artrites imunomediadas. Um estudo realizado em cães (Cassu et al,2011) evidenciou que a Arnica Montana 12CH apresenta efeitos analgésicos e anti-inflamatórios similares ao Cetoprofeno quando utilizado no pós operatório de csatração em cadelas, sendo uma opção segura e efetiva.

Apesar da aplicabilidade ser reconhecida, é importante ter em mente que a homeopatia transcende os aspectos médico-biológicos para justificar sua existência, e entra no contexto multidisciplinar, envolvendo, física quântica, filosofia, história, biologia molecular e experimental.

Texto pela Dra. Karinne Marques da Silva
Medicina Veterinária Homeopática Fisioanimal
Mestranda do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal FMVZ- USP
CRMV: 32.135

Leitura complementar:
Cassu R.N.;Callares C.M.; Alegre B.P.;Ferreira R.C., Stevanin H.; Bernardi C. A. Analgesic and anti-inflammatory effects of Arnica montana 12CH in comparison with ketoprofen in dogs, 2011.

Agende uma consulta:

Sede
Rua Marco Aurélio, 399 • São Paulo • CEP 05048-000
11 3862-6398
11 3641-3858
Unidade Central Pet Panamby
Rua Itatupa, 66 • Loja 2 • Morumbi
11 3862-6398
11 3641-3858

atendimento@fisioanimal.com

Fale com a gente

ENVIAR